Dicas para quem profissional liberal, autnoma, dona do prprio negcio ou, que pretende empreender

- Foque naquilo que você é boa. Todas nós somos boas em algo e uma vez que identificamos isso, temos que agir em conformidade. Focar nas suas forças, potencializar nossas qualidades e com o tempo, se necessário, vamos aos poucos melhorando em outros pontos que sejam necessários.

- Feito é melhor do que perfeito. Isso mesmo, não adianta ficar protelando, ficar esperando a ideia perfeita, a hora perfeita, o projeto estar redondo, acumular conhecimento e esperar estar 100 por cento. Minha dica é colocar a ideia em prática, de forma rápida e com baixo custo, para ir aprimorando no decorrer.

- Aprenda de forma contínua. Tudo no mundo está evoluindo de forma muito rápida estamos vivendo a quarta revolução industrial e temos que estar em constante aprendizado, seja ele de forma presencial, on-line, didática ou prática. Encontre o formato ideal pra você e dedique algum tempo por dia pra ler, assistir vídeos inspiradores, ouvir podcast, entrevistas, enfim, temos muito conteúdo bom e útil disponibilizado inclusive de forma gratuita.

- Observe como está seu marketing pessoal e seu networking. Somos, muitas vezes, a cara da nossa empresa, em especial em pequenos negócios. Avalie sua apresentação pessoal, seu local de trabalho, sua visibilidade nas mídias digitais,  e por fim, mantenha sua rede de contatos ativa. Seja interessante e não interesseira. Amplie sua rede de relacionamentos pois as pessoas compram de quem confiam e indicam quem conhecem.

Pra finalizar, quero fazer um convite, para quem deseja ampliar sua rede de contatos e fazer networking. Teremos, dia 10 de junho, em Lajeado, o evento Mulheres e negócios, especialmente pensado para que mulheres possam fazer novas conexões e ampliar sua rede de contatos.

Até, Graziela Muniz

 

O Poder do COMO

Quer ter mais sucesso na vida pessoal e profissional? 

Quer vender mais?

Quer enxergar mais oportunidades para o seu negócio ou carreira?

Afinal, o quê você quer?

Apenas pergunte a alguém que comprovadamente é expert na área que você deseja obter respostas e cabum, a mágica acontece. 

Isso mesmo, simples assim. 

Vou te dar motivos para sair por aí usando o poder do COMO.

Motivos:

1 -  Você economiza tempo e dinheiro se fizer as perguntas certas, para as pessoas certas;

2 - As pessoas que são experts em suas áreas, ou que são estudiosas de assuntos que você quer saber mais, precisam da troca de ideias para continuar se abastecendo, ou seja, no meu caso, adoro conversas animadas sobre marketing, negócios, carreira;

3 - Quem atua como mentora por exemplo, que é o meu caso, tem bagagem vivencial, ou seja, além de estudos, de diplomas e

pesquisas, a parte do mão na massa é a que mais conta. Você já deve ter conversado com amigas que passaram por uma situação semelhante a sua, e que por consequência, sabem lhe dar melhores conselhos, ou mesmo, já deve ter evitado entrar em alguma fria porque alguma amiga ou familiar lhe alertou. O mesmo ocorre com relação ao processo de mentoria, uma troca de ideias e informações, que levam em conta teoria e prática. Para que você possa tomar a melhor decisão.

Como VOU Saber Quem é a Pessoa Certa?

1 - Faça um rápido levantamento de quais são as pessoas que você admira, numa determinada área. Pode ser amigos, familiares, colegas, profisisonais, empreendedores;

2 -  De forma gentil e educada, veja se esta pessoa estaria disposta a lhe receber e exponha brevemente a pauta do encontro;

3 -  Quando estiver frente a frente, diga porque a pessoa está na sua lista de pessoas que você admira, explique o que você deseja e conte sua ideia brevemente. Por fim, pergunte sem rodeios, o que esta pessoa lhe sugere e como ela acredita que você poderia resolver seu problema ou colocar em prática sua ideia.

E as Pessoas vão me Ajudar?

- As pessoas são essencialmente boas e sentem-se bem ajudando. Quando você pergunta para alguém COMO ela faz o que faz, a pessoa sente-se embuida de empatia; Ou seja, a frase "já passei por isso, sei como ajudar" invade a cabeça e o prazer em poder ajudar o outro, motiva o restante da conversa. 

- Ao trocar ideias, todos evoluímos e em praticamente todos os casos, as duas partes aprendem e evoluem em algum ponto;

- É possível que em muitos casos, você nem tenha que pagar, ou seja, se você souber aproveitar conversas informais, poderá obter suas respostas ou ter uma sessão de mentoria informal, gratuitamente. Também é possível que esta mentoria tenha um custo, o que na minha opinião, é bem menos do que você falhar terrivelmente e colecionar perda de tempo e dinheiro por muito tempo.

Mas se isso Funciona, porque as Pessoas usam tão Pouco esta Técnica?

Na minha opinião, por vergonha de expor suas fraquesas, por receio de ser julgada, por medo de parecer ignorante.

Então, a boa notícia: Todas nós somos ignorantes em alguma área, ignoramos algo, algum assunto, alguma técnica. E está tudo bem, porque tem um mundo cheio de pessoinhas prontas a nos ajudar.

Meu conselho é que você perca a timidez, vergonha, receio ou sei lá que nome você dá. Pense que quanto antes você tiver acesso a informação que precisa, quanto antes

acessar o conhecimento que necessita, antes será bem-sucedida na área que desejar e assim , poderá o quanto antes devolver seu conhecimento ao universo, ajudando outras pessoas que precisam de você,

que vão desejar saber COMO você faz o que faz, fez o que fez.. Ou seja, você poderá retribuir também e isso, é lindo, motivador e gera uma dinâmica criativa e colaborativa. 

Espero ter colaborado e qualquer dúvida, me chama no whats 51.98512.0327 

Abraço com cheirinho de pipoca, 

Graziela Muniz 

 
<
2
3
4
5
6
7
>