Sua ideia um negcio?

Uma dica que pode ser útil pra você que quer tirar a ideia da gaveta, é antes de abrir um negócio, conversar com pessoas e ouvir suas demandas. Ouça os possíveis clientes. 

Se você não se encorajar em fazer isso antes de abrir, depois vai arrumar ainda mais desculpas pra não fazer.

Nas conversas, tente invalidar sua ideia. Isso mesmo, se preocupe em descobrir o que você não sabe que deveria saber. Ou seja, aquilo que você não sabe que não sabe.

Uma coisa que você sabe por exemplo, é que vai ter despesas fixas…mas o que você não sabe?

Ao conversar com pessoas, você estará fazendo uma pesquisa. Mas veja, amigos e familiares muito gente boa, que amam tudo que a gente faz, não conta! Sim, precisamos de apoio, mas também de pé no chão!

Pense no seu público, na sua persona.

Tem amigos e familiares não tão gente boa assim, que declaram falência de tudo, antes mesmo da coisa abrir, deixa estes de lado também.

Foca nas pessoas neutras, naqueles que podem ou não vir a comprar de você.

É preferível invalidar o negócio antes dele nascer, pois isso custa bem menos.

Porém, se você não encontrar explicação negativa, se tiver muitas oportunidades e muitos retornos positivos, de interessados que verdadeiramente usariam ou comprariam seu produto ou serviço, daí sim, a ideia começa a ganhar vida.

Se você decidiu que vale a pena começar este negócio, tem muito trabalho pela frente. Ter validado com o público é uma pequena parte. Faça agora um bom planejamento antes de encarar o desafio. Eu digo: Abrir um negócio tá fácil o difícil é manter! 

Abraço e espero ter ajudado,

Graziela Muniz - mentora para mulheres que querem desenvolver negócios ou tirar a ideia do papel.